sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Uberlândia ganhará novo teatro em 2010 (Materia publicada no Jornal Correio de Uberlândia dia 24/12/2009)

Espaço será construído em um novo prédio do curso de Artes Cênicas no Campus Santa Mônica

Renata Tavares
Repórter

As obras do prédio que abrigará o Teatro da UFU

O sonho de um novo teatro em Uberlândia pode se tornar realidade no próximo ano. A Universidade Federal de Uberlândia anunciou na semana passada a construção de um novo prédio, no campus Santa Mônica, específico para o curso de Artes Cênicas. Nele consta o teatro para 350 lugares, que terá praticamente o mesmo porte do único teatro em funcionamento na cidade, o Rondon Pacheco.
As obras, segundo o reitor, começaram na semana passada e têm data prevista para término em dezembro de 2010. Além do teatro, o prédio contará com duas salas de aula e quatro anfiteatros, onde os alunos poderão assistir às aulas e ensaiar as peças.
A localização do teatro, segundo o reitor Alfredo Júlio, é estratégica. Ele está sendo edificado próximo à entrada principal pela av. João Naves de Ávila, ao lado do bloco do curso de Direito.
O novo prédio, segundo o reitor, será inaugurado no início de 2011. A previsão, segundo Alfredo Júlio, é que seja até março do ano citado. “Se depender de nós tudo ocorrerá como o planejado, porém há fenômenos naturais, como as chuvas que podem causar atrasos”, disse.
A realização de trabalhos e até mesmo de ensaios dos estudantes da UFU, conforme Alfredo, será facilitada, uma vez que hoje os alunos trabalham através de escalas. “Com a inauguração do novo prédio, o curso passará a ter lugar específico para apresentações e ensaios”, disse.



O reitor Alfredo Júlio

Espaço aberto
Os artistas de Uberlândia e região, com a construção do novo prédio na Universidade Federal de Uberlândia, poderão contar com o novo espaço para a apresentação de peças artísticas, musicais e outros projetos culturais.
Segundo o reitor da UFU Alfredo Júlio, o teatro estará aberto ao público e também para os artistas. O reitor explica que o acesso deve ser feito diretamente pela prefeitura do campus, onde será solicitada data e verificação da agenda. “O espaço é público, todos poderão usar, desde que haja espaço na agenda”, disse.
Além disso, a comunidade também será beneficiada com o novo teatro. Segundo Alfredo, ela terá acesso aos ensaios dos estudantes e poderão conhecer todo o processo, desde os primeiros passos até a apresentação completa. “A intenção é que todos conheçam como funciona o processo e o desenvolvimento de uma peça”, disse.

Link Original

Um comentário: